sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Uma Pedra Chamada Safira



O nome da pedra Safira provém do grego  “sapphiros”, que significa “o preferido de Saturno”. 
As Safiras podem ser encontradas na natureza na forma de gemas ou produzidas de forma sintética em diversas tonalidades. Porém, indiscutivelmente, as de coloração azul são as mais populares e desejadas.
A região da Caxemira, na Índia,  possui as melhores pedras mas o principal produtor atual é o Sri Lanka.

 
A Estrela da Índia, como foi nomeada, é a maior Safira já lapidada em todo o mundo. A peça  tem o peso de 200g e possui 536 quilates. Esta preciosa pedra faz parte do acervo do Museu Americano de História Natural de Nova York.

Analisada pelo  lado místico, a pedra simboliza a bondade e representa um poderoso talismã para o amor, já que está associada ao amor eterno e a fidelidade. 
 

 
 
Um dos anéis de Safira mais famosos foi o que o Princípe Charles deu de noivado para Princesa Diana, hoje pertencente a Kate Middlenton.

 

Outro grande clássico, foi o Coração do Oceano, colar usado por Rose, no filme Titanic de 1997, quando Jack a retratou nua. O mais curioso, é que a peça utilizada no filme foi fabricada por Asprey e Garrad, joalheiros de Londres, com uma pedra de zircônia cúbica sintética com um custo total de $10.000,00. 



No ano seguinte, os joalheiros confeccionaram outro exemplar utilizando uma gigantesca pedra de Safira azul que foi cravejada em 65 diamantes reais. O preço final da peça, consequentemente, subiu para $3.500.000,00. 
A cantora Celine Dion usou o colar na noite de apresentação do Oscar e posteriormente  a peça foi leiloada para o Fundo Memorial Diana, Princesa de Gales.
 

 

 
Jane Fonda também desfilou com um deslumbrante colar de Safira e diamantes  no Festival de Cannes no ano de 2011. A beleza do colar era tamanha que a atriz sequer precisou utilizar brincos!
 

 

2 comentários:

  1. Esse colar da Jane Fonda está um escandalo .

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ela nem usou brincos e ficou deslumbrante ! Esse é para poucas amiga :-(

    ResponderExcluir